Thursday, January 06, 2005

(Não) Veja isto

Comentariozinhos sobre a última edição da Veja (eu queria escanear as pérolas, mas ficou difícil). De qualquer jeito, vale a pena conferir:

1) Artigo do Stephen Kanitz: first of all, vale lembrar que eu estudei com o filho do cara, e o filho do cara era um dos caras mais razoáveis que eu já vi: bonzinho, educado, razões políticas (votava no Ciro Gomes), inteligente. Mas o pai anda dizendo umas besteirinhas na Veja ultimamente. Essa semana a idéia foi que "o Brasil anda uma merda porque não é administrado por administradores, ie, figuras formadas em administração". Diz que "os nossos gênios (expressão dele) escolhem hoje, na ordem, medicina, administração e direito (!)", que nenhuma outra profissão tem competência para resolver os problemas, sei lá, que assolam o país. Termina na assinatura: "Stephen Kanitz é administrador por Harvard". Haja.

2) Artigo do Rouanet: preciso pesquisar sobre esse cara, porque na minha cabeça era "alguém de bem". Mas ele botou no mesmo saco o nacionalismo ingênuo de tipo Guarani, o nacionalismo fascista tipo Plínio Salgado e o nacionalismo (que eu considero) conciliador e canibalmente inteligente de Oswald de Andrade. Tudo isso prá dizer o que todos já sabíamos: que não se deve culpar a "invasão" cultural do big stick pela nossa subordinação econômica e política. O único exemplo acertado que ele conta é a estupidez da lei francesa que queria trocar o "hamburguer" pelo "bife de carne moída".

3) Artigo do Diogo Mainardi, ele dizendo que as pessoas comparam ele "com um Paulo Francis piorado". Sem comentários.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home